5 soluções práticas da arquitetura de interiores para apartamentos pequenos

Uma casa é um universo particular com infinitas possibilidades de decoração e soluções para tornar a vida ainda mais agradável. Exatamente por isso, os profissionais da área desenvolvem diversas maneiras de desenrolar possíveis entraves que poderiam dificultar a realização dos desejos de quem viverá nela!

Afinal, a arquitetura e o décor são aliados importantíssimos no que diz respeito a garantia de comodidade e conforto em nosso cotidiano, transformando o imóvel em um verdadeiro lar. Portanto, para indicar, na prática, como adversidades são contornadas, analisamos o projeto de um apartamento de 49m², localizado na capital paulista, e selecionamos cinco soluções que foram tomadas por Claudia Yamada e Monike Lafuente, arquitetas do Studio Tan-Gram, para atender aos pedidos da moradora.

+ 5 passos para arrasar na decoração de cozinhas pequenas

+ 4 dicas para organizar um armário pequeno

+ Essas são as melhores escolhas de portas de armários para quartos pequenos

Com muita criatividade, objetividade e análise, é possível criar o espaço ideal que sempre foi sonhado pelo proprietário. Confira:

Separação de ambientes

Muitas pessoas não encontram soluções quando o assunto é a separação de cômodos e a inserção de portas acaba sendo o artifício mais fácil que encontram. Porém, as profissionais do Tan-Gram propuseram uma solução diferente e estilizada: portas mimetizadas.

A criatividade de substituir uma separação convencional entre a sala e o dormitório foi a aposta ao instalar uma porta mimetizada, que ‘some’ no painel frisado e toma conta da área social. Mais do que disfarçar a passagem para a suíte, foi um jeito de deixar o visual mais elegante, limpo e unificado.

“Para que não ficasse uma solução de marcenaria ‘chapada’ e monótona, brincamos com ripas de MDF revestido, com um ritmo aleatório que dá uma dinâmica bem interessante”, discorre Claudia sobre a inovação. “Para garantir um visual lindo, é preciso ter cuidado com os acabamentos das extremidades do painel, seja com o piso e teto, ou com laterais”, complementa Monike.

Decoração da cozinha e na área de serviço

Já caiu por terra a tendência onde as cozinhas e áreas de serviço eram discretas e neutras. Escolher os detalhes do décor que é local de experimentações culinárias e na área de trabalhos domésticos, se tornou tão importante quanto a decoração de qualquer outro cômodo da casa. Assim, as formas geométricas deram o contorno que o espaço integrado merecia.

Dicas para melhor aproveitar o espaço em casas pequenas. Studio Tan-Gram/ Fotos: Luís Gomes de Souza
Dicas de soluções para melhor aproveitar o espaço em casas pequenas. Studio Tan-Gram/ Fotos: Luís Gomes de Souza

Os grandes armários e a bancada unem a cozinha e a área de serviço, de ponta a ponta. Os azulejos também compreenderam toda a extensão da área integrada, garantindo a coesão estética do projeto, que transformou esses dois cômodos garantindo a funcionalidade de ambos.

Home office confortável mesmo com pouco espaço

Com a revolução dos escritórios dentro de casa, decorrente dos novos costumes que adquirimos nos últimos anos, quase todos os projetos de imóvel passaram a ter um lugar especial para o trabalho, garantindo a produtividade das obrigações.

Porém, nem todos conseguem deixar um cômodo próprio para o home office e otimizar o espaço é uma saída eficaz para criar um escritório confortável dentro de casa. No apartamento de 49m², um cantinho recebeu todo o suporte para se tornar um escritório, já que a proprietária trabalha de casa.

No home office, usou-se LEDs nas extremidades da prateleira e, ao lado da luminária de mesa. Eles evitam que se forme sombra sobre o local de trabalho, que compreende cerca de 75 cm de altura do piso e 60 cm de profundidade. A escrivaninha ganhou também uma calha na bancada, onde os fios do notebook e da luminária podem ficar sem causar confusão. Outro charme da bancada que compõe o escritório compacto é a sapateira embutida, onde os sapatos ficam logo na entrada do imóvel.

Rede em apartamentos compactos

Acessório favorito de muitas pessoas quando o assunto é relaxar, as redes são queridinhas que, muitas vezes, acabam ficando de fora de imóveis mais compactos. Porém, quem deseja ter uma, saiba que é possível usufruir do repouso que a peça proporciona mesmo com pouco espaço em casa.

No projeto, o desejo da moradora era ter uma rede na varanda. “Para fixar essa peça, tivemos o cuidado de pendurá-la em um tirante que está chumbado na laje”, explica Claudia. Contudo, vale lembrar que a instalação não deve ser feita no forro e que o procedimento seja feito por um profissional da arquitetura.

Como ter um lavabo estilizado

Muitas pessoas não investem na decoração do lavabo, que acaba se tornando um cômodo sem personalidade e “jogado para escanteio”.  Por isso, pensando em estilizar o lavabo, existem soluções econômicas e bonitas que garantem o cuidado com a estética da toalete.

Por fim, no apartamento, a pintura contou com uma cor que faz parte da paleta do apartamento e a decoração contou com um adesivo que imita ripas de madeira. “Para finalizar, trocamos o piso, apostamos nesse espelho com tira de couro, conhecido como Adnet”, detalha Monike.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Quarto sem paredes: hotel suíço oferece hospedagem de luxo peculiar

+ Prepare-se para o verão: veja como construir uma piscina mesmo em espaços pequenos

+ O que você precisa saber antes de decorar espaços pequenos

Back to top